15 de Agosto: Dia do Marista

Este mês estamos em festa!

        Em Comemoração ao Dia do Marista estaremos, neste mês, publicando semanalmente uma das 12  Virtudes Maristas. Fique ligado e faça você também parte desta família:AFCartazPequenasVirtudesA21   Amem as pequenas Virtudes, pratiquem-nas Fielmente” (Champagnat)                                                                                                                                                                                                                                                                       O padre francês Marcelino Champagnat (1789 – 1840), Fundou em 1817 o Instituto dos Irmãos Maristas, conhecido naquela época como os pequenos Irmãos de Maria”. Por meio dos Irmãos Maristas, Champagnat legou à humanidade um projeto educativo-evangelizador inovador, que continua se expandindo pelo mundo com dinamismo e vitalidade. Hoje, o Instituto Marista encontra-se nos cinco Continentes , me mais de 70 países, promovendo uma educação solidária junto às crianças, adolescentes, jovens e adultos em  diversas realidades sociais e culturais.                                                                                                                                                                                               Da tradição legada por Champagnat, flui um conjunto de ensinamentos que constitui o patrimônio espiritual e filosófico da Educação Marista. Integram-se a esse patrimônio as “pequenas virtudes” – um jeito prático de amar e fazer o bem , que nos aproxima dos outros e de Deus. As pequenas virtudes, no vocabulário do nosso tempo são:InlineRepresentationa9d8ecb8e9e8418b[2]                             Exibir Álbum Completo

 

Picture4_thumb1

A compreensão desculpa as falhas do outro, perdoa sem ressentimento e reconhece que o erro é condição humana. Como Jesus, não aceita a hipocrisia e nem é conveniente , mas perdoa e age de misericórdia com aqueles que erram por ignorância e ajuda-os a reconhecer as implicações de seu erro.

 

Picture12_thumb

Suporta e suaviza, parece não perceber as marcas do outro evitando constrangimentos públicos. Age com reserva e, se convir repreender, comunica fraternalmente no momento oportuno.

 

Picture3_thumb

É a comunhão com o sofrimento do ser humano e com a natureza. Não se alegra com a dor ou o fracasso do outro. Sente desejo de minorar a infelicidade alheia e se desdobra para aliviá-la. Um coração que sente compaixão sai da indiferença e se oferece para promover os excluídos.

 

Picture9_thumb

É capaz de persistir mesmo diante das dificuldades, mantêm-se calma diante de situações adversas e resultados tardios. Aceita adiar em vista do bem maior. Ama sem esperar nada em troca. Nunca deixa de fazer o bem, mesmo para os ingratos. Tem esperança no ser humano.

 

Picture5_thumb

Demonstra educação e delicadeza no trato das palavras e ações. Cumprimenta, desculpa-se e agradece. Prestigia o que há de positivo nos outros. Não menospreza os pequenos. Não se ocupa com fofocas, nem fala mal das pessoas. É gentil e demonstra civilidade.

 

Picture13_thumb

Previne as necessidades do outro e evita-lhe o constrangimento de pedir ajuda. É bondade desinteressada, sempre atenta e prestativa. Demonstra interesse e dedica-se ao voluntariado que promove a dignidade humana.

 

Picture10_thumb

Escuta sem demonstar cansaço e é sempre um ombro amigo nos momentos difíceis. Permite que as pessoas se aproximem sem melindre. Está sempre pronta para ir ao encontro do outro. Intrui com paciência os que buscam o conhecimento.

 

Picture6_thumb

Não impõe as suas razôes sem antes ouvir e compreender as razões alheias. É flexível, acolhe a diversidade, promove a alteridad, estimula a liberdade, não é intransigente. É resiliente.

 

Picture15_thumbNão é arrogante, é altruísta na medida em que se presta às necessidades do outro e da comunidade. É atencioso e modesto. Usa a autoridade do poder para servir e não em proveito próprio. “Lava os pés dos discípulos” como Jesus. Visa à justiça e à glória de Deus.

 

Picture14_thumb

Abomina o individualismo e o egoísmo. Acredita nos sonhos coletivos e esforça-se para edificá-los. trabalha em prol do bem e da felicidadede todos, proporcionando benefícios sociais e planetários.

 

Picture8_thumb

É porto seguro nos momentos difíceis, é sorriso sincero nos momentos felizes, é autenticidade. Não permite a dissimulação, é prudente e moderada nas ações e no falar, busca promover a paz em todos os ambientes sociais.

 

Picture52_thumb

É a força que contagia as pessoas e melhora o ambiente de trabalho. O bom humor valoriza as maravilhas da criação e da cultura humana, exalta os acontecimentos que aquecem o coração e conduzem à paz. Alegria torna o ambiente compartilhado um lugar de aconchego, ternura e carinho.

 


Os Irmãos Maristas, em parceria com as Leigas e Leigos maristas, empenham-se em cumprir sua missão inspirados por um carisma que tem sua fonte no Evangelho e no jeito simples de Maria, a Mãe de Jesus (marista = do jeito de Maria). Um marista, seja Irmão, Leiga ou Leigo, aprimora-se continuamente na arte de educar o ser humano em todas as suas dimensões. Da tradição legada por Champagnat flui um conjunto de ensinamentos que constituem o patrimônio espiritual e filosófico da educação marista. Integram-se a esse patrimônio as “pequenas virtudes” – um jeito prático de amar e fazer o bem, que nos aproxima de Jesus.
As pequenas virtudes – no vocabulário de nosso tempo – são a compreensão, discrição, alegria, compaixão, flexibilidade, solicitude, afabilidade, polidez, poder-serviço, solidariedade, paciência e caráter.

Ao celebrarmos o Dia do Marista, devemos nos lembrar que somos todos discípulos de São Marcelino Champagnat, um homem fiel a Deus, prático e inovador, realista e pragmático que, numa época de crise econômica, cultural e religiosa na França, soube proporcionar soluções concretas para levar crianças e jovens a uma educação que os tornasse “bons cristãos e virtuosos cidadãos.

Quer conhecer mais o marista? Então acesse: www.marista.org.br

0 comentários:

Postar um comentário