0 comentários

JOVOMA o que é isso?

clip_image002O nome JOVOMA (Jornadas Vocacionais Marista) é dado ao projeto da Província Marista do Brasil Centro Sul, para os encontros realizados nas unidades maristas, em vista de um aprofundamento de adolescentes e jovens que querem conhecer um pouco mais sobre VOCAÇÃO, aqui falado no termo abrangente de SER, do que ser no mundo. Este é organizado pelas unidades, seguindo um cronograma que atenda os anseios dos jovens, com atividades teóricas e praticas, momentos de espiritualidade, celebrações, acampamentos, retiros, proporcionando uma caminhada pessoal livre e consciente.

clip_image004

O objetivo principal deste projeto é o discernimento e opção vocacional dos jovens, para que eles, elas mesmos possam descobrir seu papel tanto na igreja quanto na sociedade. E os específicos deste são o de proporcionar experiências que sensibilizem, levem a descoberta e desenvolvimento das potencialidades juvenis; favorecer estudo e reflexão de elementos que contribuam no discernimento vocacional; propiciar condições e elementos para a elaboração do projeto pessoal de vida bem como oferecer acompanhamento personalizado para aqueles que se interessam pela vocação Marista.

jovoma

Este projeto vem de encontro com os anseios de jovens que sentem em sí o desejo de realizar algo em prol de outros, na missão especifica de Marista, esse anseio pode ser expressado no grupo qual ele participa e assim, sendo ajudado e acompanhado, a opção se torna mais livre e adequada para cada qual.

Pensar na opção vocacional é pensar na maneira qual quero ser feliz, qual quero me realizar como pessoa. E a participação nas JOVOMA oportunizada pela Instituição Marista é o modo de oferecer e manter o foco no que se quer SER.

Quer ver mais imagens dos melhores momentos do JOVOMA? Clique aqui

Technorati Marcas: ,

read more
0 comentários

15 de Agosto: Dia do Marista

Este mês estamos em festa!

        Em Comemoração ao Dia do Marista estaremos, neste mês, publicando semanalmente uma das 12  Virtudes Maristas. Fique ligado e faça você também parte desta família:AFCartazPequenasVirtudesA21   Amem as pequenas Virtudes, pratiquem-nas Fielmente” (Champagnat)                                                                                                                                                                                                                                                                       O padre francês Marcelino Champagnat (1789 – 1840), Fundou em 1817 o Instituto dos Irmãos Maristas, conhecido naquela época como os pequenos Irmãos de Maria”. Por meio dos Irmãos Maristas, Champagnat legou à humanidade um projeto educativo-evangelizador inovador, que continua se expandindo pelo mundo com dinamismo e vitalidade. Hoje, o Instituto Marista encontra-se nos cinco Continentes , me mais de 70 países, promovendo uma educação solidária junto às crianças, adolescentes, jovens e adultos em  diversas realidades sociais e culturais.                                                                                                                                                                                               Da tradição legada por Champagnat, flui um conjunto de ensinamentos que constitui o patrimônio espiritual e filosófico da Educação Marista. Integram-se a esse patrimônio as “pequenas virtudes” – um jeito prático de amar e fazer o bem , que nos aproxima dos outros e de Deus. As pequenas virtudes, no vocabulário do nosso tempo são:InlineRepresentationa9d8ecb8e9e8418b[2]                             Exibir Álbum Completo

 

Picture4_thumb1

A compreensão desculpa as falhas do outro, perdoa sem ressentimento e reconhece que o erro é condição humana. Como Jesus, não aceita a hipocrisia e nem é conveniente , mas perdoa e age de misericórdia com aqueles que erram por ignorância e ajuda-os a reconhecer as implicações de seu erro.

 

Picture12_thumb

Suporta e suaviza, parece não perceber as marcas do outro evitando constrangimentos públicos. Age com reserva e, se convir repreender, comunica fraternalmente no momento oportuno.

 

Picture3_thumb

É a comunhão com o sofrimento do ser humano e com a natureza. Não se alegra com a dor ou o fracasso do outro. Sente desejo de minorar a infelicidade alheia e se desdobra para aliviá-la. Um coração que sente compaixão sai da indiferença e se oferece para promover os excluídos.

 

Picture9_thumb

É capaz de persistir mesmo diante das dificuldades, mantêm-se calma diante de situações adversas e resultados tardios. Aceita adiar em vista do bem maior. Ama sem esperar nada em troca. Nunca deixa de fazer o bem, mesmo para os ingratos. Tem esperança no ser humano.

 

Picture5_thumb

Demonstra educação e delicadeza no trato das palavras e ações. Cumprimenta, desculpa-se e agradece. Prestigia o que há de positivo nos outros. Não menospreza os pequenos. Não se ocupa com fofocas, nem fala mal das pessoas. É gentil e demonstra civilidade.

 

Picture13_thumb

Previne as necessidades do outro e evita-lhe o constrangimento de pedir ajuda. É bondade desinteressada, sempre atenta e prestativa. Demonstra interesse e dedica-se ao voluntariado que promove a dignidade humana.

 

Picture10_thumb

Escuta sem demonstar cansaço e é sempre um ombro amigo nos momentos difíceis. Permite que as pessoas se aproximem sem melindre. Está sempre pronta para ir ao encontro do outro. Intrui com paciência os que buscam o conhecimento.

 

Picture6_thumb

Não impõe as suas razôes sem antes ouvir e compreender as razões alheias. É flexível, acolhe a diversidade, promove a alteridad, estimula a liberdade, não é intransigente. É resiliente.

 

Picture15_thumbNão é arrogante, é altruísta na medida em que se presta às necessidades do outro e da comunidade. É atencioso e modesto. Usa a autoridade do poder para servir e não em proveito próprio. “Lava os pés dos discípulos” como Jesus. Visa à justiça e à glória de Deus.

 

Picture14_thumb

Abomina o individualismo e o egoísmo. Acredita nos sonhos coletivos e esforça-se para edificá-los. trabalha em prol do bem e da felicidadede todos, proporcionando benefícios sociais e planetários.

 

Picture8_thumb

É porto seguro nos momentos difíceis, é sorriso sincero nos momentos felizes, é autenticidade. Não permite a dissimulação, é prudente e moderada nas ações e no falar, busca promover a paz em todos os ambientes sociais.

 

Picture52_thumb

É a força que contagia as pessoas e melhora o ambiente de trabalho. O bom humor valoriza as maravilhas da criação e da cultura humana, exalta os acontecimentos que aquecem o coração e conduzem à paz. Alegria torna o ambiente compartilhado um lugar de aconchego, ternura e carinho.

 


Os Irmãos Maristas, em parceria com as Leigas e Leigos maristas, empenham-se em cumprir sua missão inspirados por um carisma que tem sua fonte no Evangelho e no jeito simples de Maria, a Mãe de Jesus (marista = do jeito de Maria). Um marista, seja Irmão, Leiga ou Leigo, aprimora-se continuamente na arte de educar o ser humano em todas as suas dimensões. Da tradição legada por Champagnat flui um conjunto de ensinamentos que constituem o patrimônio espiritual e filosófico da educação marista. Integram-se a esse patrimônio as “pequenas virtudes” – um jeito prático de amar e fazer o bem, que nos aproxima de Jesus.
As pequenas virtudes – no vocabulário de nosso tempo – são a compreensão, discrição, alegria, compaixão, flexibilidade, solicitude, afabilidade, polidez, poder-serviço, solidariedade, paciência e caráter.

Ao celebrarmos o Dia do Marista, devemos nos lembrar que somos todos discípulos de São Marcelino Champagnat, um homem fiel a Deus, prático e inovador, realista e pragmático que, numa época de crise econômica, cultural e religiosa na França, soube proporcionar soluções concretas para levar crianças e jovens a uma educação que os tornasse “bons cristãos e virtuosos cidadãos.

Quer conhecer mais o marista? Então acesse: www.marista.org.br
read more
0 comentários

FDS DA VOCAÇÃO

Vocation____by_Nazzikene

Dias 29 e 30 de Agosto alguns jovens privilegiados estarão pegando a estrada em direção a chácara das Irmãs da Divina Providencia em Pirabeiraba (Jville) SC.

vocação iiiEste final  de semana será realizado sob o comando do irmão Reni, vindo de Joaçaba, estarão presentes Pré postulantes e os irmãos Marcio e Vanderlei.

Sairemos daqui no dia 29/08 pelas 8h da manha e retornaremos no domingo 30/08 chegando aqui pelas 16h.

ATENÇÃO: Para participar do encontro, confirmar presença até dia 27/08, por telefone (3372 3892 Cesmar/3275 0328 – Pre Postulado/ 99364166 – Cel. Ir. Marcio ou pessoalmente. Não esquecer também de levar a ficha de inscrição e autorização devidamente preenchida.

DCFC0042.JPG                   Se Você não foi convidado pra este final de semana da vocação mas anda pensando no que quer ser na vida, entre em contato conosco e conheça o mundo marista, você pode participar de acampamentos e eventos programados pra esse ano.

Até lá fica aqui um post enviado por um dos nossos leitores e colunistas jovens:

"Nem sempre o que nos queremos nossa alma quer"

Vocês ja tiveram a sençação de querer uma coisa mais a sua alma não quer....

todos um dia passamos por isso, e deixamos passar não agimos por impulso e não fazemos o que queremos temos medo, não somos compreendidos e algumas vezes ficamos excluidos,

Numca se arrependa de alguma coisa que fez mais sim se arrependa do que você não fez,

não fique pensando em coisas que fez e não devia, mais pense no que você devia fazer e não fez...

Algum tempo depois podemos até nos arrepender...mas vamos ter o gosto de falar eu fiz e testei...É esse que devia ser o verdadeiro sentido da vida...

Pense e faça tudo o que quiser (dentro de seus limites)

(João Marcos)

Que Deus abençoe a todos e todas. Um abraço do Irmão e amigo!

Irmão Marcio Correa dos Santos

Technorati Marcas: ,,,
read more
0 comentários

O Destino

Destin_by_Vu_d_ici Em nossa vida tudo se inicia as mil maravilhas nos braços de nossa família. Aos poucos vamos descobrindo que esse amor é maravilhoso, mas não o suficiente e ali damos inicio a nossa caminhada, toda a infantilidade, inocência, deixamos para trás e vamos trajar o nosso próprio caminho.

As maravilhas vão dando lugar às dificuldades á vontade de voltar é enorme, mas o desejo de saber o que está a nossa frente é maior ainda.

 Destiny_by_xF_AdeRVárias oportunidades, caminhos diferentes vão surgindo, caminhos que por muitas vezes não irão a lugar algum. Mesmo com nossos tropeços continuamos nossa caminhada, as dificuldades aumentam o caminho se estreita e ali estamos nós, pensando no que nos espera, mas ao mesmo tempo sentindo as dificuldades e alegrias do presente.

Quando nos damos conta estamos prestes a chegar ao nosso destino, sabendo que tudo o que você é, é devido às tristezas, alegrias, dificuldades e amigos que se encontra no caminho, pois, nunca traçamos nosso destino sozinho, apenas o conduzimos para onde queremos.

DestinyEstamos nós maravilhados por onde nosso caminho nos trouxe, vamos ao encontro saborear o que nos esperava, pensando que nada mais poderia atrapalhar, neste momento pode acontecer a pior queda, mas depende só de nos levantarmos e irmos ao encontro do que nos espera, O DESTINO.

Alex Oscar Trojan

Technorati Marcas:
read more
0 comentários

Pensar na vocação

_Pray___by_cellists

Anos atrás um irmão especulou a possibilidade de retirar-se vez que outra para pensar, estar mais consigo mesmo e reviver a experiência do primeiro amor, aquele que o levo uma optar por uma vida de religioso consagrado. A este tempo para si ele titulou como Tempo de pensar na Vocação. Cremos que o processo vocacional é algo pessoal, sacrificante, as vezes desanimador. Sem contudo deixar de acreditar que é um caminho, é uma maneira de viver a vida, graça de deus, por algo eu saberemos mais adiante se valeu a pena. Por isso a importância de um processo, de um ritmo de vida.

God_by_ahermin

Esse ritmo, processo é o que nos devemos propor quando olhamos a frente, olhamos e nos perguntamos, o que serei, o que farei da minha vida? São questionamentos importantes e profundos, que nem sempre precisam ter as duas respostas juntas. O que também deve ser levado em consideração é o sentido eclesial, a igreja carece de mais boas pessoas, de pessoas que optem pelo fazer e semear o bem entre os seus. Aqui vale a frase de Gerard Muchery em seu livro Vocações, “...quem deseja responder esse chamado coloca-se desde logo a pergunta, qual a forma concreta que desejo dar a esse engajamento a serviço de cristo e da igreja?”

O momento é este, a idade é a certa, os homens e mulheres Pray_by_Chopen

de nosso tempo esperam muito uns dos outros, e cada vez que os escolhidos por Deus dizem seu sim de maneira generosa e aberta, é uma possibilidade a mais de uma vida a serviço ser realizada e abençoada por Ele em todos seus sentidos.

clip_image003Vamos nos propor a

fazer as perguntas...

Quer ler mais sobre isso? Clique aqui

Irmão Marcio - Marista

read more