0 comentários

Tempo de Crise?


Especulando algumas pessoas sobre o potencial exigido para uma atividade lúdica com crianças de 02-07 anos, uma das respostas foi que elas precisam brincar muito e de preferência em grupos. Acreditei na resposta e por certo tempo observei algumas das crianças e percebi que elas curtem umas as outras, de maneira especial e com carinho próprio de criança. 88019714
Remonto este fato na idéia de relacionar aos pontos que hoje dizemos crucial nos processos relacionais como pessoas jovens e adultas que somos. Nem sempre é fácil manter uma relação de amizade fecunda e duradoura, os motivos são variados, desde uma discussão em que um dos dois tem que ter razão, a partida de uma das partes para outra cidade e mesmo uma dita traição da confiança que leva tempo para ser restabelecer, o que nem sempre acontece. É mais fácil deixar a outra parte de lado. Entretanto, as crianças nos ensinam a maneira pratica de se viver, como disse Jesus, deixai vir a mim as criancinhas, elas são os seres que nos norteiam nas relações, elas são bons exemplos a serem seguidos.
Outros e outras os relembram a todo momento estamos em tempos de crise, os filhos não respeitam os pais, os pais não tem autoridade sobre os filhos, os alunos não respeitam professores, os professore não conseguem ensinar as lições, até certo ponto é uma constatação plausível, desde que ela não seja motivo para, como fez Pilatos, lavar as mãos e deixar que alguém resolva a situação a nossa frente. Os jovens, os filhos, os alunos são seres que tem em seu interior o molde da criança que brincou e manteve relações sociais sadias em grupo. Também os adultos tem esse potencial de abrir-se para esse fator importante do desenvolvimento das relações humanas.
É de se ter medo quando as constatações tornam-se rudes ou maléficas em relação aos jovens, principalmente partindo de adultos, pois eles estão em busca, os adultos muitas das vezes são os espelhos e os modelos prontos que são percebidos, e nesse bate e volta dinâmico de seguir exemplos, os jPEGADASovens podem ser os mais desfavorecidos, pois eles estão percorrendo o caminho como que pisando em ovos, e os adultos, que por vezes são os detentores da palavra amiga não correspondem, por não acharem-se capazes ou e por não compactuar com o processo que os mais novos estão realizando.
Neste vira e mexe da roda dinâmica da vida que cada qual está fazendo, uma das propostas de melhoria é na relação que por vezes chamamos de intergeracional, onde os jovens estão caminhando no encalço do que querem e os adultos um pouco a frente segurando algumas possibilidades que podem ser realizadas por outros. Antes de dizermos, constatarmos que este é um tempo de crise seria mais coerente da parte de ambos alavancarmos projetos pessoais e partilhar com os que estão ao lado na intenção de somar forças e diminuir tensões me prol do bem comum.
Abraços - Ir. Marcio Correa- FMS
read more