Maio – Mês de Maria

 

virgem_maria0021

Rápido Histórico: Nascida entre 21 e 15 a.C. Filha de Joaquim e Ana, e conforme a tradição cristã foi concebida sem o pecado original, pois fora escolhida para ser a mãe de Jesus, o filho de Deus. Por volta dos 15 anos foi desposada à José, um carpinteiro de Belém de Judá, conhecido como um homem justo. Maria recebe a visita de um anjo que lhe dá a notícia que ela será a mãe do filho de Deus, e que isso acontecerá por obra do Espírito Santo, pois Maria ainda era virgem. Dá a luz a seu único filho em uma pequena estrebaria em Belém, pois estavam em viagem e não havia mais lugar nas estalagens. Fica viúva ainda muito nova e seu filho, Jesus assume a carpintaria do seu pai adotivo. Por volta do ano 30 d. C., seu filho parte para uma missão, e por muitas vezes ela é vista com ele. Por falar a verdade, Jesus é condenado à morte e Maria é uma das poucas pessoas que ficam ao lado de Jesus até seu último suspiro. Além de viúva, seu filho único também é morto, mas ela é acolhida por João, um grande amigo de Jesus, que a recebe em sua casa como se fosse sua mãe. Segundo a tradição cristã, Maria não morre, mas é assunta de corpo e espírito aos céus, onde foi coroada Rainha dos Céus.

Dogmas da Igreja Católica sobre Maria: Imaculada Conceição (Nascida sem o pecado original), Maria mãe de Deus (A virgem Maria é escolhida para ser a mãe do Verbo de Deus), Assunção aos Céus (Maria é assunta aos céus de corpo e espírito). clique aqui e  Saiba mais sobre os dogmas.

Denominações Diferentes: Vários nomes são atribuídos a Maria, ou a Nossa Senhora, como é carinhosamente conhecida, eis alguns deles: N. S. (Lê-se: Nossa Senhora) da Conceição, N.S. Aparecida, N.S. dos Navegantes, N.S. do Rocio, N.S. de Lourdes, N.S. das Graças, N.S. de Guadalupe, N.S. de Fátima e centenas de denominações espalhadas pelo mundo todo. Nós Maristas, também temos uma denominação especial à Maria, a chamamos de Boa Mãe.

Boa Mãe

11_21

Nossa Senhora de Guadalupe

guadalupe16373438_std1

Nossa Senhora da Conceição

nossasenhora CONCEIÇÃO

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

ns_aparecida

Devoção: A oração do terço é uma forma dos devotos de Maria fazerem seus pedidos e agradecimentos. Esta oração foi criada por um grupo de monges há muito tempo, para que o povo, que era analfabeto pudesse também orar. Como as orações mais tradicionais eram através da leitura da Bíblia, principalmente da oração dos 150 Salmos, esses monges criaram uma oração simples que celebrasse a vida de Cristo através dos mistérios do terço (Gozosos, Dolorosos e Gloriosos). O terço contém 5 dezenas de ave- marias, intercaladas cada dezena por 1 pai-nosso e 1 glória ao pai. 3 terços completam o rosário (150 Ave-Marias). Em outubro de 2002, o papa João Paulo II instituiu mais um mistério ao rosário: os Mistérios da Luz. Para saber mais sobre a origem desta oração clique aqui.

A oração da Ave Maria é dividida em duas partes, a primeira parte: “Ave Maria, cheia de graça o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus”, é baseada na Sagrada Escritura no Evangelho de Lucas. A Segunda parte da oração: “Santa Maria mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte, Amém”, faz parte da tradição da Igreja, ou seja, foi escrita pelos padres da Igreja.

Entendendo a Devoção à Maria: Algumas denominações religiosas cristãs, acreditam que os católicos adoram a Maria, ou seja, a comparam à Deus. Mas para os católicos, Maria não é comparada a Deus, ela é um exemplo de pessoa a ser seguida. Maria foi uma mulher simples, ela foi uma pessoa como nós. Abaixo segue parte de uma canção do Pe. Zezinho, que pode explicar melhor esta questão:

“Como é bonita, uma religião que se lembra da mãe de Jesus, mas bonito é saber quem tu és. Não és deusa, não és mais que Deus, mas depois de Jesus o Senhor, neste mundo ninguém foi maior...” (Pe. Zezinho SCJ).

Technorati Marcas: Maria,Nossa Senhora,Virgem Maria

Grande abraço - Marcos Paulo Oliari

0 comentários:

Postar um comentário