Os eventos Vocacionais

sera%20q%20ela%20pensa%20em%20mim%20a%20brito

Dias atrás fui indagado sobre  a caminhada vocacional que estamos fazendo como Centro Social Marista na cidade de Jaraguá do Sul, pois sabe-se que os programas, projetos e serviços mantidos pela instituição proporcionam também o crescimento e fortalecimento da vocação, entendida no âmbito geral, á vida e a vida em plenitude.

Quando falamos em vocação, além dos pontos da escolha, discernimento, opção e o assumir como projeto de vida, vale ressaltar a importância que tem alguns eventos quais participamos, que se não cuidamos, podem passar despercebidos se não é olhado com olhos vocacionais.

Aqui são destacados dois que podemos julgar como influenciadores, não em ordem de prioridade ou importância, pois ambos têm sua valia. Um deles é a preparação em especifico da profissão perpetua de um coirmão marista, Profissão Perpetua é o que dizemos no comum das palavras, o SIM definitivo na Congregação dos Pequenos Irmãos de Maria, esta cerimônia vai acontecer nos próximos dias (12/06), contudo o que ja foi preparado no sentido da caminhada pessoal coirmão, da trajetória já feita para chegar aqui é algo que merece e tem seu valor, o que aqui também ressalto dessa vocação é o que e quem estamos abrangendo com esse sim, certamente muitas pessoas, irmãos, familiares, amigos, estão rezando em comunhão com o irmão e a alegria dos que lhe são próximos é visível, bem como quem será atingido na semana vocacional, escutando sobre a importância de se PENSAR na vocação, qChampagnatuem estiver presente no dia vai confirmar isso. Por ora continuamos em união de preces por esse sim generoso de mais um homem que se consagra a Deus e é consagrado por Deus para viver como Irmão Marista.

Outro evento recente e marcante foi o SEMINARIO NACIONAL SOBRE JUVENTUDES, acontecido em Brasília – DF, organizado e assessorado por pessoas envolvidas na caminhada da juventude brasileira, neste foram discutidos, partilhados, celebrados os momentos e situações dos jovens brasileiros com quais trabalhamos, um aspecto que chama atenção neste seminário é que o tema Juventudes saiu dos muros eclesiais, dos portões dos colégios e obras congregações, aqui cabe bem a frase que Champagnat certamente gosta e está nas constituições dos Irmãos Maristas, VAMOS AOS JOVENS LA ONDE ELES ESTÃO…(C.83). Este evento é uma atividade de continuação de um processo assumido pela CRB (Conferencia dos Religiosos do Brasil) em prol das juventudes que merecem nosso trabalho, nossa força, nosso carinho e nossa atenção. Entre os pontos levantados no seminário, o que propõe uma articulação em rede com outras instituições envolvidas com as juventudes não eclesiais é o qual está mais se cogitando e para nós maristas, é o qual nós podemos assumir. Ha muito a ser feito, alargar a tenda e focar no que as juventudes clamam é um bom começo.

 

Os dois eventos citados acontecem em momentos certos e tem muito de relacional, pois a vocação marista é uma opção feita por amor a Deus e aos Jovens, e as discussões e frutos do seminário podem muito bem nos impulsionar a estar com as juventudes, que também são amadas por Deus.

Ir. Marcio C. Santos – FMS

0 comentários:

Postar um comentário