0 comentários

Profissão Perpétua do Ir. Vanderlei e Semana Vocacional

Do dia 08 à 11 de junho, aconteceu a Semana Vocacional na cidade de São Miguel do Iguaçu – PR, cidade próxima de Foz do Iguaçu, por motivo dos Votos Perpétuos do Ir. Vanderlei.

Do Centro Social Marista de Jaraguá do Sul foram o Ir. Márcio e o educador Marcos Paulo. Também fizeram parte da equipe, 3 educadores do Centro Social Marista de Itapejara D´Oeste,  5  Irmãos Maristas, 3 padres e 3 irmãs (padres e irmãs da diocese de São Miguel do Iguaçu-PR). Durante esta semana, visitamos 5 escolas nas cidades de São Miguel do Iguaçu e Missal-PR.  Abaixo segue foto da equipe:

 

DSC07702

Na foto, da esquerda para a direita em pé: Sid, Ir. Natália, Ir. Rafael, Marcos Paulo, Nirdo, Ir. Iara, Pe. Mauro, Ir. Bernadete e Pe. Renato. Sentados da esquerda para a direita: Ir. Chico, Ana, Ir. Neri, Ir. Marcio, Ir. Vinícius, Ir. Vanderlei, Sr. Geraldo (pai do Ir. Vanderlei) e Pe. Ancelmo.

 

O trabalho foi ótimo e tivemos bons momentos de convivência e aprendizado. Foi muito construtivo para nós, trabalharmos com os padres e irmãs que eram desta região. Falávamos com os alunos sobre Vocação e a importância de fazer a escolha certa para sermos felizes na nossa vida. Aproveitamos também para apresentar o Ir. Vanderlei para as turmas e dizer quais os motivos que o levaram a escolher ser Irmão Marista e porque no sábado 12/06/2010 ele iria professar seus votos perpétuos, ou seja, dizer o SIM definitivo para a congregação Marista.

No sábado 12/06, às 18h, o irmão Vanderlei fez sua profissão perpétua, dizendo SIM à Vida Religiosa, perante Deus, a Igreja e a Congregação Marista, e o fez para toda a sua vida, numa cerimônia repleta de emoção e espiritualidade. Abaixo algumas fotos da cerimônia:

 

DSC08045 DSC08044

 

Desejamos ao Ir. Vanderlei muita felicidade nesta que foi a sua escolha mais importante da sua vida. Que Deus lhe dê sempre perseverança para viver com convicção a Vida Religiosa Marista e seguir em frente com sua vocação.

Um grande abraço

Marcos Paulo

read more
0 comentários

Os eventos Vocacionais

sera%20q%20ela%20pensa%20em%20mim%20a%20brito

Dias atrás fui indagado sobre  a caminhada vocacional que estamos fazendo como Centro Social Marista na cidade de Jaraguá do Sul, pois sabe-se que os programas, projetos e serviços mantidos pela instituição proporcionam também o crescimento e fortalecimento da vocação, entendida no âmbito geral, á vida e a vida em plenitude.

Quando falamos em vocação, além dos pontos da escolha, discernimento, opção e o assumir como projeto de vida, vale ressaltar a importância que tem alguns eventos quais participamos, que se não cuidamos, podem passar despercebidos se não é olhado com olhos vocacionais.

Aqui são destacados dois que podemos julgar como influenciadores, não em ordem de prioridade ou importância, pois ambos têm sua valia. Um deles é a preparação em especifico da profissão perpetua de um coirmão marista, Profissão Perpetua é o que dizemos no comum das palavras, o SIM definitivo na Congregação dos Pequenos Irmãos de Maria, esta cerimônia vai acontecer nos próximos dias (12/06), contudo o que ja foi preparado no sentido da caminhada pessoal coirmão, da trajetória já feita para chegar aqui é algo que merece e tem seu valor, o que aqui também ressalto dessa vocação é o que e quem estamos abrangendo com esse sim, certamente muitas pessoas, irmãos, familiares, amigos, estão rezando em comunhão com o irmão e a alegria dos que lhe são próximos é visível, bem como quem será atingido na semana vocacional, escutando sobre a importância de se PENSAR na vocação, qChampagnatuem estiver presente no dia vai confirmar isso. Por ora continuamos em união de preces por esse sim generoso de mais um homem que se consagra a Deus e é consagrado por Deus para viver como Irmão Marista.

Outro evento recente e marcante foi o SEMINARIO NACIONAL SOBRE JUVENTUDES, acontecido em Brasília – DF, organizado e assessorado por pessoas envolvidas na caminhada da juventude brasileira, neste foram discutidos, partilhados, celebrados os momentos e situações dos jovens brasileiros com quais trabalhamos, um aspecto que chama atenção neste seminário é que o tema Juventudes saiu dos muros eclesiais, dos portões dos colégios e obras congregações, aqui cabe bem a frase que Champagnat certamente gosta e está nas constituições dos Irmãos Maristas, VAMOS AOS JOVENS LA ONDE ELES ESTÃO…(C.83). Este evento é uma atividade de continuação de um processo assumido pela CRB (Conferencia dos Religiosos do Brasil) em prol das juventudes que merecem nosso trabalho, nossa força, nosso carinho e nossa atenção. Entre os pontos levantados no seminário, o que propõe uma articulação em rede com outras instituições envolvidas com as juventudes não eclesiais é o qual está mais se cogitando e para nós maristas, é o qual nós podemos assumir. Ha muito a ser feito, alargar a tenda e focar no que as juventudes clamam é um bom começo.

 

Os dois eventos citados acontecem em momentos certos e tem muito de relacional, pois a vocação marista é uma opção feita por amor a Deus e aos Jovens, e as discussões e frutos do seminário podem muito bem nos impulsionar a estar com as juventudes, que também são amadas por Deus.

Ir. Marcio C. Santos – FMS

read more
0 comentários

Maio – Mês de Maria

 

virgem_maria0021

Rápido Histórico: Nascida entre 21 e 15 a.C. Filha de Joaquim e Ana, e conforme a tradição cristã foi concebida sem o pecado original, pois fora escolhida para ser a mãe de Jesus, o filho de Deus. Por volta dos 15 anos foi desposada à José, um carpinteiro de Belém de Judá, conhecido como um homem justo. Maria recebe a visita de um anjo que lhe dá a notícia que ela será a mãe do filho de Deus, e que isso acontecerá por obra do Espírito Santo, pois Maria ainda era virgem. Dá a luz a seu único filho em uma pequena estrebaria em Belém, pois estavam em viagem e não havia mais lugar nas estalagens. Fica viúva ainda muito nova e seu filho, Jesus assume a carpintaria do seu pai adotivo. Por volta do ano 30 d. C., seu filho parte para uma missão, e por muitas vezes ela é vista com ele. Por falar a verdade, Jesus é condenado à morte e Maria é uma das poucas pessoas que ficam ao lado de Jesus até seu último suspiro. Além de viúva, seu filho único também é morto, mas ela é acolhida por João, um grande amigo de Jesus, que a recebe em sua casa como se fosse sua mãe. Segundo a tradição cristã, Maria não morre, mas é assunta de corpo e espírito aos céus, onde foi coroada Rainha dos Céus.

Dogmas da Igreja Católica sobre Maria: Imaculada Conceição (Nascida sem o pecado original), Maria mãe de Deus (A virgem Maria é escolhida para ser a mãe do Verbo de Deus), Assunção aos Céus (Maria é assunta aos céus de corpo e espírito). clique aqui e  Saiba mais sobre os dogmas.

Denominações Diferentes: Vários nomes são atribuídos a Maria, ou a Nossa Senhora, como é carinhosamente conhecida, eis alguns deles: N. S. (Lê-se: Nossa Senhora) da Conceição, N.S. Aparecida, N.S. dos Navegantes, N.S. do Rocio, N.S. de Lourdes, N.S. das Graças, N.S. de Guadalupe, N.S. de Fátima e centenas de denominações espalhadas pelo mundo todo. Nós Maristas, também temos uma denominação especial à Maria, a chamamos de Boa Mãe.

Boa Mãe

11_21

Nossa Senhora de Guadalupe

guadalupe16373438_std1

Nossa Senhora da Conceição

nossasenhora CONCEIÇÃO

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

ns_aparecida

Devoção: A oração do terço é uma forma dos devotos de Maria fazerem seus pedidos e agradecimentos. Esta oração foi criada por um grupo de monges há muito tempo, para que o povo, que era analfabeto pudesse também orar. Como as orações mais tradicionais eram através da leitura da Bíblia, principalmente da oração dos 150 Salmos, esses monges criaram uma oração simples que celebrasse a vida de Cristo através dos mistérios do terço (Gozosos, Dolorosos e Gloriosos). O terço contém 5 dezenas de ave- marias, intercaladas cada dezena por 1 pai-nosso e 1 glória ao pai. 3 terços completam o rosário (150 Ave-Marias). Em outubro de 2002, o papa João Paulo II instituiu mais um mistério ao rosário: os Mistérios da Luz. Para saber mais sobre a origem desta oração clique aqui.

A oração da Ave Maria é dividida em duas partes, a primeira parte: “Ave Maria, cheia de graça o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus”, é baseada na Sagrada Escritura no Evangelho de Lucas. A Segunda parte da oração: “Santa Maria mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte, Amém”, faz parte da tradição da Igreja, ou seja, foi escrita pelos padres da Igreja.

Entendendo a Devoção à Maria: Algumas denominações religiosas cristãs, acreditam que os católicos adoram a Maria, ou seja, a comparam à Deus. Mas para os católicos, Maria não é comparada a Deus, ela é um exemplo de pessoa a ser seguida. Maria foi uma mulher simples, ela foi uma pessoa como nós. Abaixo segue parte de uma canção do Pe. Zezinho, que pode explicar melhor esta questão:

“Como é bonita, uma religião que se lembra da mãe de Jesus, mas bonito é saber quem tu és. Não és deusa, não és mais que Deus, mas depois de Jesus o Senhor, neste mundo ninguém foi maior...” (Pe. Zezinho SCJ).

Technorati Marcas: Maria,Nossa Senhora,Virgem Maria

Grande abraço - Marcos Paulo Oliari

read more
0 comentários

Tempo de Crise?


Especulando algumas pessoas sobre o potencial exigido para uma atividade lúdica com crianças de 02-07 anos, uma das respostas foi que elas precisam brincar muito e de preferência em grupos. Acreditei na resposta e por certo tempo observei algumas das crianças e percebi que elas curtem umas as outras, de maneira especial e com carinho próprio de criança. 88019714
Remonto este fato na idéia de relacionar aos pontos que hoje dizemos crucial nos processos relacionais como pessoas jovens e adultas que somos. Nem sempre é fácil manter uma relação de amizade fecunda e duradoura, os motivos são variados, desde uma discussão em que um dos dois tem que ter razão, a partida de uma das partes para outra cidade e mesmo uma dita traição da confiança que leva tempo para ser restabelecer, o que nem sempre acontece. É mais fácil deixar a outra parte de lado. Entretanto, as crianças nos ensinam a maneira pratica de se viver, como disse Jesus, deixai vir a mim as criancinhas, elas são os seres que nos norteiam nas relações, elas são bons exemplos a serem seguidos.
Outros e outras os relembram a todo momento estamos em tempos de crise, os filhos não respeitam os pais, os pais não tem autoridade sobre os filhos, os alunos não respeitam professores, os professore não conseguem ensinar as lições, até certo ponto é uma constatação plausível, desde que ela não seja motivo para, como fez Pilatos, lavar as mãos e deixar que alguém resolva a situação a nossa frente. Os jovens, os filhos, os alunos são seres que tem em seu interior o molde da criança que brincou e manteve relações sociais sadias em grupo. Também os adultos tem esse potencial de abrir-se para esse fator importante do desenvolvimento das relações humanas.
É de se ter medo quando as constatações tornam-se rudes ou maléficas em relação aos jovens, principalmente partindo de adultos, pois eles estão em busca, os adultos muitas das vezes são os espelhos e os modelos prontos que são percebidos, e nesse bate e volta dinâmico de seguir exemplos, os jPEGADASovens podem ser os mais desfavorecidos, pois eles estão percorrendo o caminho como que pisando em ovos, e os adultos, que por vezes são os detentores da palavra amiga não correspondem, por não acharem-se capazes ou e por não compactuar com o processo que os mais novos estão realizando.
Neste vira e mexe da roda dinâmica da vida que cada qual está fazendo, uma das propostas de melhoria é na relação que por vezes chamamos de intergeracional, onde os jovens estão caminhando no encalço do que querem e os adultos um pouco a frente segurando algumas possibilidades que podem ser realizadas por outros. Antes de dizermos, constatarmos que este é um tempo de crise seria mais coerente da parte de ambos alavancarmos projetos pessoais e partilhar com os que estão ao lado na intenção de somar forças e diminuir tensões me prol do bem comum.
Abraços - Ir. Marcio Correa- FMS
read more
0 comentários

JOVOMA o que é isso?

clip_image002O nome JOVOMA (Jornadas Vocacionais Marista) é dado ao projeto da Província Marista do Brasil Centro Sul, para os encontros realizados nas unidades maristas, em vista de um aprofundamento de adolescentes e jovens que querem conhecer um pouco mais sobre VOCAÇÃO, aqui falado no termo abrangente de SER, do que ser no mundo. Este é organizado pelas unidades, seguindo um cronograma que atenda os anseios dos jovens, com atividades teóricas e praticas, momentos de espiritualidade, celebrações, acampamentos, retiros, proporcionando uma caminhada pessoal livre e consciente.

clip_image004

O objetivo principal deste projeto é o discernimento e opção vocacional dos jovens, para que eles, elas mesmos possam descobrir seu papel tanto na igreja quanto na sociedade. E os específicos deste são o de proporcionar experiências que sensibilizem, levem a descoberta e desenvolvimento das potencialidades juvenis; favorecer estudo e reflexão de elementos que contribuam no discernimento vocacional; propiciar condições e elementos para a elaboração do projeto pessoal de vida bem como oferecer acompanhamento personalizado para aqueles que se interessam pela vocação Marista.

jovoma

Este projeto vem de encontro com os anseios de jovens que sentem em sí o desejo de realizar algo em prol de outros, na missão especifica de Marista, esse anseio pode ser expressado no grupo qual ele participa e assim, sendo ajudado e acompanhado, a opção se torna mais livre e adequada para cada qual.

Pensar na opção vocacional é pensar na maneira qual quero ser feliz, qual quero me realizar como pessoa. E a participação nas JOVOMA oportunizada pela Instituição Marista é o modo de oferecer e manter o foco no que se quer SER.

Quer ver mais imagens dos melhores momentos do JOVOMA? Clique aqui

Technorati Marcas: ,

read more
0 comentários

15 de Agosto: Dia do Marista

Este mês estamos em festa!

        Em Comemoração ao Dia do Marista estaremos, neste mês, publicando semanalmente uma das 12  Virtudes Maristas. Fique ligado e faça você também parte desta família:AFCartazPequenasVirtudesA21   Amem as pequenas Virtudes, pratiquem-nas Fielmente” (Champagnat)                                                                                                                                                                                                                                                                       O padre francês Marcelino Champagnat (1789 – 1840), Fundou em 1817 o Instituto dos Irmãos Maristas, conhecido naquela época como os pequenos Irmãos de Maria”. Por meio dos Irmãos Maristas, Champagnat legou à humanidade um projeto educativo-evangelizador inovador, que continua se expandindo pelo mundo com dinamismo e vitalidade. Hoje, o Instituto Marista encontra-se nos cinco Continentes , me mais de 70 países, promovendo uma educação solidária junto às crianças, adolescentes, jovens e adultos em  diversas realidades sociais e culturais.                                                                                                                                                                                               Da tradição legada por Champagnat, flui um conjunto de ensinamentos que constitui o patrimônio espiritual e filosófico da Educação Marista. Integram-se a esse patrimônio as “pequenas virtudes” – um jeito prático de amar e fazer o bem , que nos aproxima dos outros e de Deus. As pequenas virtudes, no vocabulário do nosso tempo são:InlineRepresentationa9d8ecb8e9e8418b[2]                             Exibir Álbum Completo

 

Picture4_thumb1

A compreensão desculpa as falhas do outro, perdoa sem ressentimento e reconhece que o erro é condição humana. Como Jesus, não aceita a hipocrisia e nem é conveniente , mas perdoa e age de misericórdia com aqueles que erram por ignorância e ajuda-os a reconhecer as implicações de seu erro.

 

Picture12_thumb

Suporta e suaviza, parece não perceber as marcas do outro evitando constrangimentos públicos. Age com reserva e, se convir repreender, comunica fraternalmente no momento oportuno.

 

Picture3_thumb

É a comunhão com o sofrimento do ser humano e com a natureza. Não se alegra com a dor ou o fracasso do outro. Sente desejo de minorar a infelicidade alheia e se desdobra para aliviá-la. Um coração que sente compaixão sai da indiferença e se oferece para promover os excluídos.

 

Picture9_thumb

É capaz de persistir mesmo diante das dificuldades, mantêm-se calma diante de situações adversas e resultados tardios. Aceita adiar em vista do bem maior. Ama sem esperar nada em troca. Nunca deixa de fazer o bem, mesmo para os ingratos. Tem esperança no ser humano.

 

Picture5_thumb

Demonstra educação e delicadeza no trato das palavras e ações. Cumprimenta, desculpa-se e agradece. Prestigia o que há de positivo nos outros. Não menospreza os pequenos. Não se ocupa com fofocas, nem fala mal das pessoas. É gentil e demonstra civilidade.

 

Picture13_thumb

Previne as necessidades do outro e evita-lhe o constrangimento de pedir ajuda. É bondade desinteressada, sempre atenta e prestativa. Demonstra interesse e dedica-se ao voluntariado que promove a dignidade humana.

 

Picture10_thumb

Escuta sem demonstar cansaço e é sempre um ombro amigo nos momentos difíceis. Permite que as pessoas se aproximem sem melindre. Está sempre pronta para ir ao encontro do outro. Intrui com paciência os que buscam o conhecimento.

 

Picture6_thumb

Não impõe as suas razôes sem antes ouvir e compreender as razões alheias. É flexível, acolhe a diversidade, promove a alteridad, estimula a liberdade, não é intransigente. É resiliente.

 

Picture15_thumbNão é arrogante, é altruísta na medida em que se presta às necessidades do outro e da comunidade. É atencioso e modesto. Usa a autoridade do poder para servir e não em proveito próprio. “Lava os pés dos discípulos” como Jesus. Visa à justiça e à glória de Deus.

 

Picture14_thumb

Abomina o individualismo e o egoísmo. Acredita nos sonhos coletivos e esforça-se para edificá-los. trabalha em prol do bem e da felicidadede todos, proporcionando benefícios sociais e planetários.

 

Picture8_thumb

É porto seguro nos momentos difíceis, é sorriso sincero nos momentos felizes, é autenticidade. Não permite a dissimulação, é prudente e moderada nas ações e no falar, busca promover a paz em todos os ambientes sociais.

 

Picture52_thumb

É a força que contagia as pessoas e melhora o ambiente de trabalho. O bom humor valoriza as maravilhas da criação e da cultura humana, exalta os acontecimentos que aquecem o coração e conduzem à paz. Alegria torna o ambiente compartilhado um lugar de aconchego, ternura e carinho.

 


Os Irmãos Maristas, em parceria com as Leigas e Leigos maristas, empenham-se em cumprir sua missão inspirados por um carisma que tem sua fonte no Evangelho e no jeito simples de Maria, a Mãe de Jesus (marista = do jeito de Maria). Um marista, seja Irmão, Leiga ou Leigo, aprimora-se continuamente na arte de educar o ser humano em todas as suas dimensões. Da tradição legada por Champagnat flui um conjunto de ensinamentos que constituem o patrimônio espiritual e filosófico da educação marista. Integram-se a esse patrimônio as “pequenas virtudes” – um jeito prático de amar e fazer o bem, que nos aproxima de Jesus.
As pequenas virtudes – no vocabulário de nosso tempo – são a compreensão, discrição, alegria, compaixão, flexibilidade, solicitude, afabilidade, polidez, poder-serviço, solidariedade, paciência e caráter.

Ao celebrarmos o Dia do Marista, devemos nos lembrar que somos todos discípulos de São Marcelino Champagnat, um homem fiel a Deus, prático e inovador, realista e pragmático que, numa época de crise econômica, cultural e religiosa na França, soube proporcionar soluções concretas para levar crianças e jovens a uma educação que os tornasse “bons cristãos e virtuosos cidadãos.

Quer conhecer mais o marista? Então acesse: www.marista.org.br
read more
0 comentários

FDS DA VOCAÇÃO

Vocation____by_Nazzikene

Dias 29 e 30 de Agosto alguns jovens privilegiados estarão pegando a estrada em direção a chácara das Irmãs da Divina Providencia em Pirabeiraba (Jville) SC.

vocação iiiEste final  de semana será realizado sob o comando do irmão Reni, vindo de Joaçaba, estarão presentes Pré postulantes e os irmãos Marcio e Vanderlei.

Sairemos daqui no dia 29/08 pelas 8h da manha e retornaremos no domingo 30/08 chegando aqui pelas 16h.

ATENÇÃO: Para participar do encontro, confirmar presença até dia 27/08, por telefone (3372 3892 Cesmar/3275 0328 – Pre Postulado/ 99364166 – Cel. Ir. Marcio ou pessoalmente. Não esquecer também de levar a ficha de inscrição e autorização devidamente preenchida.

DCFC0042.JPG                   Se Você não foi convidado pra este final de semana da vocação mas anda pensando no que quer ser na vida, entre em contato conosco e conheça o mundo marista, você pode participar de acampamentos e eventos programados pra esse ano.

Até lá fica aqui um post enviado por um dos nossos leitores e colunistas jovens:

"Nem sempre o que nos queremos nossa alma quer"

Vocês ja tiveram a sençação de querer uma coisa mais a sua alma não quer....

todos um dia passamos por isso, e deixamos passar não agimos por impulso e não fazemos o que queremos temos medo, não somos compreendidos e algumas vezes ficamos excluidos,

Numca se arrependa de alguma coisa que fez mais sim se arrependa do que você não fez,

não fique pensando em coisas que fez e não devia, mais pense no que você devia fazer e não fez...

Algum tempo depois podemos até nos arrepender...mas vamos ter o gosto de falar eu fiz e testei...É esse que devia ser o verdadeiro sentido da vida...

Pense e faça tudo o que quiser (dentro de seus limites)

(João Marcos)

Que Deus abençoe a todos e todas. Um abraço do Irmão e amigo!

Irmão Marcio Correa dos Santos

Technorati Marcas: ,,,
read more